Positividade tóxica: o que é? Por que é prejudicial?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

l

Quantas vezes você já ouviu que precisa pensar positivo, independente das circunstâncias? E que não pode se deixar abalar e é preciso ter gratidão por todas as coisas, mesmo aquelas experiências ruins e traumatizantes? Pois bem, saiba que você foi vítima do que chamamos de “positividade tóxica”.

A positividade tóxica é um fenômeno caracterizado pela exaltação do positivo e tentativas frenéticas de reprimir o negativo. Esse conceito se relaciona muito com a invalidação emocional, que se caracteriza pelo desmerecimento das emoções que uma pessoa sente, ou seja, quando uma pessoa está triste e revela isso para alguém, ao receber uma resposta do tipo “não fique triste, está tudo bem”, isso configura invalidação emocional.

Enquanto a invalidação emocional é um fenômeno individual, que ocorre entre uma pessoa e outra, a positividade tóxica se utiliza da invalidação emocional de maneira mais abrangente, atingindo a sociedade como um todo. Em resumo, a positividade tóxica é o jeito que a nossa sociedade está constantemente tentando dizer que só é certo ser feliz, e que sentimentos desagradáveis como tristeza, raiva e medo são errados e devem ser eliminados.

Qual o problema de focar apenas no positivo?

A positividade tóxica é pautada na ideia de que podemos ter mais saúde e qualidade de vida se eliminarmos os sentimentos e pensamentos negativos. Há até mesmo quem acredite que o “pensamento positivo” é o suficiente para prevenir infortúnios.

Contudo, vivemos em um mundo no qual situações desagradáveis acontecem e não é possível ser feliz ou até mesmo pensar positivo o tempo inteiro. Por vezes, até conseguir enxergar um lado positivo no meio de uma situação ruim pode ser um grande desafio.

Profissionais da saúde mental argumentam que está tudo bem com isso — seres humanos são dotados de emoções complexas, capacidade de pensar e planejar que frequentemente depende de pensamentos “ruins” para funcionar adequadamente, entre outros. Ou seja, tudo bem não estar bem o tempo todo.

Contudo, não é isso que a positividade tóxica prega. Pelo contrário, um dos maiores representantes da positividade tóxica é o movimento “Good Vibes Only” (Apenas Boas Energias, em tradução livre), muito popular nas redes sociais, que destacam apenas as coisas boas da vida e escondem ou até mesmo negam a existência de problemas e infortúnios.

O problema é que toda essa negação dos aspectos desagradáveis da vida acabam pesando em algum momento. Sentimentos tidos como negativos que são reprimidos durante muito tempo eventualmente ressurgem com muito mais intensidade, como se a mente acumulasse tais sentimentos e liberasse-os quando não aguentasse mais, resultando em uma “explosão” de sentimentos desagradáveis.

Quem costuma reprimir muito a própria raiva e “engolir muitos sapos” sabe muito bem isso; no fim das contas, reprimir a raiva só contribui para que, mais para frente, a pessoa acabe tendo uma explosão de raiva muito agressiva que a prejudique ainda mais.

Em suma, a repressão dos aspectos negativos da vida acaba por ser um tiro no próprio pé, tendo em vista que traz consequências ainda piores depois. Mais importante que reprimir tais sentimentos, o ideal seria aprender a expressá-los de forma adequada — ou seja, expressar sentimentos como raiva, tristeza e medo de forma que não fosse prejudicial.

Dentre alguns exemplos de expressões adequadas de tais sentimentos está a arte, que pode ser usada para “sublimar” tais sentimentos. Ao sentir raiva, ouvir uma música agitada e fazer exercícios pode ajudar a regular este sentimento, bem como ouvir uma música triste pode fazer com que uma pessoa triste se sinta compreendida e acolhida, ajudando a regular melhor esse sentimento. Escrever, desenhar, pintar, enfim, produzir arte de forma ativa também pode auxiliar neste sentido.

Admitir os sentimentos negativos e conversar com alguém sobre eles, adotando uma maneira de comunicação não violenta e não agressiva, também pode ajudar bastante. Ao estar triste, expressar sua tristeza a um amigo de confiança é de extrema importância para a saúde mental — frequentemente, não estamos procurando uma solução para nossos problemas, mas apenas um ombro amigo com quem desabafar.

Por que a positividade tóxica é prejudicial para a sociedade?

Além de prejudicar a maneira com a qual nós mesmos lidamos com nossos sentimentos, a positividade tóxica é prejudicial em um nível mais social, ou seja, a sociedade como um todo acaba sofrendo com esse fenômeno.

Isso porque movimentos como o Good Vibes Only faz com que as pessoas se tornem menos empáticas, ao invés de abrir espaço para acolher os amigos que estão sofrendo ou passando por problemas, estes são taxados de “tóxicos” por terem “energias negativas” e acabam sendo excluídos e abandonados por amigos e familiares.

Além disso, a positividade tóxica salienta que não existem desculpas para não ser uma pessoa produtiva e “perfeita” de acordo com os padrões da sociedade. Essa necessidade de “ver um lado bom em tudo” e “não se deixar abalar” frequentemente cria pressões completamente desnecessárias.

Um exemplo é o momento atual, no qual o mundo inteiro enfrenta uma pandemia que levou milhares de pessoas à situação de isolamento social, desemprego, fome, luto, entre outras. É um momento repleto de consequências negativas que pesam no emocional de qualquer pessoa, mas a cultura da positividade tóxica não descansa e cobra que sejamos produtivos mesmo assim.

Quantas vezes você não ouviu que deveria utilizar a quarentena para aprender uma nova habilidade, uma nova língua, iniciar um projeto novo, enfim, continuar produtivo como se nada tivesse acontecendo? Pois bem, é a positividade tóxica aliado a uma sociedade que cobra produtividade a todo instante trabalhando em conjunto.

Contudo, a realidade é que grande parte das pessoas não têm nem mesmo acesso a meios de se manter produtivo neste momento, sem contar o estado emocional no qual muitos se encontram que não permite uma boa apropriação do conhecimento e aproveitamento de horas de estudo

Resumindo, muitas pessoas estão reagindo emocionalmente de maneira adequada à situação que estamos vivendo, preocupadas, ansiosas, com medo de pegar o vírus, com medo das consequências financeiras que esse período está trazendo, preocupadas com as pessoas que amam e precisam se arriscar todos os dias para trabalhar, preocupadas com a possibilidade de perderem seus empregos a qualquer momento, entre outros.

Estar mal em uma situação dessas não é errado, o ser humano não é uma máquina de produtividade, mas a positividade tóxica cobra que assim seja. No fim, isso só contribui para que mais e mais pessoas desenvolvam transtornos emocionais, pois não se sentem capazes de fazer aquilo que a sociedade espera delas neste momento.

A positividade tóxica é um problema para a sociedade pois exclui e inviabiliza uma série de expressões emocionais que são completamente naturais, fazendo com que pessoas tenham sentimentos de inadequação que acabam por prejudicar ainda mais a situação. Além disso, contribui para uma série de opressões já existentes na sociedade, como a cobrança por produtividade o tempo inteiro.

Se você sente que está sendo negativamente afetado por essa cultura de positividade exacerbada e precisa de um lugar no qual possa cuidar de seus sentimentos de maneira adequada, não se esqueça de procurar um profissional da saúde mental!

Referências

https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-man-cave/201908/toxic-positivity-dont-always-look-the-bright-side

Confira posts relacionados