Atuação

O IPPr conta com profissionais especializados em saúde mental com preparação para realizar diagnósticos e oferecer os tratamentos adequados de acordo com as melhores evidências científicas disponíveis. Dentre os transtornos mais comuns, o IPPr oferece tratamentos para:

Ansiedade

A ansiedade é uma reação normal a ameaças iminentes, sejam elas reais ou imaginadas. Evolutivamente, a ansiedade tem o propósito de preparar o organismo para luta ou fuga, aumentando suas chances de sobrevivência durante uma situação de perigo. Esta preparação é o que está por trás dos sintomas físicos da ansiedade, como a palpitação, a inquietação, a respiração ofegante, entre outros.

Contudo, quando a ansiedade ocorre em momentos indevidos, com muita frequência e com intensidade e duração que chegam a interferir no dia-a-dia da pessoa, pode-se pensar num transtorno de ansiedade.

Existem diversos tipos de transtornos de ansiedade, sendo os mais comuns o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), Síndrome do Pânico e Transtornos Fóbicos Específicos.

Transtornos de Humor

Os transtornos de humor são caracterizados por episódios nos quais há uma alteração do humor por um período de tempo prolongado, chegando a interferir com as atividades do dia-a-dia. Os transtornos de humor mais conhecidos são:

• Depressão
  • Transtorno Afetivo Bipolar (TAB)

Conheça mais detalhes abaixo, e como o Instituto pode te ajudar:

Depressão

É caracterizada por um humor deprimido, baixa energia, alterações no sono e no apetite, podendo ser acompanhada de baixa autoestima, sentimentos e pensamentos negativos acerca de si mesmo e do mundo, sentimentos de angústia e desamparo, bem como dificuldades de concentração e perda do prazer nas atividades diárias. Embora a depressão possa estar relacionada à tristeza, nem sempre o paciente deprimido se sente triste, podendo apresentar mais uma apatia do que tristeza em si. Podemos falar de diversos subtipos e gravidades de episódios depressivos.

A estimulação magnética transcraniana (EMTr) e Eletroconvulsoterapia (ECT) podem ajudar a tratar episódios depressivos resistentes (ou refratários).

Transtorno Afetivo Bipolar (TAB)

Frequentemente chamado apenas de transtorno bipolar, o TAB é caracterizado pela presença de três tipos de episódio de humor: depressão, mania e/ou hipomania.

Os episódios depressivos são parecidos com os do transtorno depressivo. Já os episódios de mania e/ou hipomania são caracterizados por um humor eufórico, maior energia e disposição, menos necessidade de sono, maior volume e velocidade de pensamentos, aumento da impulsividade e libido e, em casos graves, sintomas psicóticos como delírios de grandeza.

Há, por fim, a possibilidade de episódios mistos, nos quais há a presença de elementos tanto dos episódios depressivos quanto maníacos.

Transtornos por uso de substância

O transtorno por uso de substância é caracterizado pelo uso abusivo de substâncias psicoativas (álcool e outras drogas) quando a pessoa tem prejuízos significativos em sua vida por conta desse uso. Este transtorno é frequentemente chamado de “vício” ou “adicção”.

Frequentemente este transtorno traz também manifestações fisiológicas, como sintomas de abstinência da substância e alterações cerebrais que prejudicam o comportamento, o raciocínio, o controle de impulsos, entre outros.

Em geral, o transtorno é causado pelo uso de substâncias que ativam o sistema de recompensa do cérebro, promovendo sensações de prazer que são obtidas com pouco esforço. Por conta disso, o paciente com este transtorno tende a negligenciar suas atividades do dia-a-dia para fazer o uso da substância, colocando em risco sua carreira, estudos, relacionamentos, entre outros.

Transtornos de personalidade

Traços de personalidade podem ser conceituados como padrões na forma de pensar, sentir e agir de uma pessoa. Os transtornos de personalidade surgem quando estes traços se tornam excessivamente rígidos e mal-adaptativos, impedindo que a pessoa se adapte às situações, prejudicando as relações interpessoais, a vida profissional, entre outras esferas da vida. Dentre os transtornos de personalidade mais conhecidos estão o transtorno de personalidade antissocial, transtorno de personalidade borderline e o transtorno de personalidade dependente. O tratamento dos transtornos de personalidade é feito majoritariamente pela psicoterapia, mas eventualmente o uso de medicações pode ajudar a reduzir sintomas que surgem como consequência do transtorno e dos prejuízos causados por ele.

Transtornos psicóticos

A psicose é uma condição caracterizada pela desconexão com a realidade. A pessoa com um transtorno psicótico vivencia sintomas como delírios e alucinações, que podem ser acompanhados de pensamento e fala desorganizados, comportamento motor anormal, diminuição ou falta de emoções (embotamento afetivo), falta de motivação e, por fim, prejuízos na cognição como problemas de atenção, memória e função executiva.

Dentre os transtornos psicóticos mais conhecidos estão a esquizofrenia, transtorno esquizoafetivo, transtorno psicótico breve e o transtorno delirante.

Como o Instituto pode te ajudar:

Psicoterapia

Grande aliada na recuperação da qualidade de vida quando se convive com um transtorno mental. Por meio da colaboração entre paciente e terapeuta, são trabalhados os sentimentos, percepções, padrões de comportamento e demais fatores que influenciam na manutenção de sintomas dos transtornos mentais.

Atendimento Clinico Psiquiátrico

Visa o diagnóstico, tratamento e prevenção dos transtornos mentais, bem como os diversos fatores que podem estar influenciando no mal-estar psíquico. Em outras palavras, não é necessário ter um transtorno mental para se consultar com um psiquiatra.

Eletroconvulsoterapia (ECT)

Técnica de neuromodulação para ajudar a restabelecer o fluxo de neurotransmissores no cérebro. Costuma ser usada para tratar depressão refratária, depressão bipolar, esquizofrenia, pacientes com alto risco de suicídio, entre outros.

Estimulação Magnética Transcraniana de Repetição (EMTr)

Técnica de neuromodulação que consiste no uso de pulsos magnéticos que agem no córtex cerebral para auxiliar a tornar as sinapses neurais mais eficientes. Não invasiva e indolor.

Psicoeducação

Educar as pessoas que convivem direta ou indiretamente com algum transtorno mental de modo a promover uma rede de apoio, ajudando no envolvimento de amigos e familiares no tratamento de pacientes com questões psicológicas.