Aprendizagem observacional (vicariante): O que é? Como acontece?

A aprendizagem pode ocorrer apenas pela mera observação, como no caso da aprendizagem vicariante. Entenda!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Por um bom tempo, pesquisadores acreditavam que a aprendizagem era algo que ocorria por conta das consequências de um comportamento que é feito ativamente. No entanto, nos anos 60, um psicólogo canadense desafiou essa percepção ao propor a ideia de aprendizagem vicariante, também conhecida como aprendizagem social ou aprendizagem observacional.

O que é aprendizagem observacional?

Também conhecida como aprendizagem social, a aprendizagem observacional é uma forma de aquisição de conhecimento por meio da exposição ao comportamento de outras pessoas. Foi teorizada por Albert Bandura, psicólogo canadense que estudou a aquisição de comportamentos agressivos.

Antes dos estudos de Bandura, defendia-se que o aprendizado ocorria por meio do condicionamento clássico, o que envolve a necessidade de consequências diretas. Em outras palavras, acreditava-se que as pessoas aprendiam por conta das recompensas ou punições que recebiam ao emitir um comportamento.

Contudo, o que Bandura descobriu é que as pessoas podem sim aprender novos comportamentos apenas pela observação, sem necessariamente haver uma consequência para reforçar ou punir o comportamento.

Na aprendizagem observacional, a pessoa aprende através de um processo de observação do comportamento do outro, retenção das informações e posterior replicação desses comportamentos observados. Em outras palavras, é a capacidade de aprender ao ver outra pessoa fazendo.

Esse aprendizado pode acontecer até mesmo de forma não consciente, ou seja, o mentor não sabe que está ensinando e o aprendiz não sabe que está aprendendo. É o caso de quando as crianças aprendem hábitos ruins que observam em seus pais, como falar palavrões, por exemplo.

A aprendizagem observacional é parte importante do processo de socialização de uma pessoa, pois é ao observar como as pessoas se comportam em sociedade que a pessoa aprende a fazer o mesmo. Crianças geralmente aprendem a interagir com os outros com base nas observações que fazem de seus pais ou cuidadores interagindo com outras pessoas.

O experimento do João Bobo de Bandura

Um dos principais experimentos que demonstram a aprendizagem social é o experimento do João Bobo, feito por Albert Bandura na década de 60.

Utilizando uma amostra 36 meninos e 36 meninas entre 3 e 5 anos de idade, divididos em três grupos de 24 participantes, Bandura foi capaz de demonstrar como a observação de um comportamento pode levar uma criança a replicá-lo posteriormente.

Um dos grupos de crianças foi exposto a um adulto modelo agressivo, um outro grupo foi exposto a um adulto modelo pacífico e, por fim, o último grupo não foi exposto a nenhum adulto modelo, sendo então o grupo controle.

Neste experimento, o adulto e a criança eram colocados em lados opostos numa sala com brinquedos. No lado do adulto, havia um boneco João Bobo, enquanto no lado da criança haviam outros brinquedos comuns.

Os modelos adultos agressivos brincavam de maneira agressiva com o boneco João Bobo, enquanto os modelos pacíficos brincavam de maneira pacífica com o boneco. Por fim, as crianças do grupo controle brincaram na sala sozinhas, sem um adulto modelo.

Depois de brincar por alguns minutos, a criança era então levada para outra sala, sem um adulto, onde poderia brincar com o que quisesse. Depois de alguns minutos brincando, a criança era informada que não poderia mais brincar, a fim de causar sentimentos de frustração. Depois, ela era colocada em uma nova sala, sozinha, com vários brinquedos e um João Bobo.

Os pesquisadores mediram os comportamentos agressivos dessas crianças na terceira fase, especialmente em relação ao João Bobo. O que se percebeu foi que crianças que foram expostas ao modelo adulto agressivo tinham uma tendência maior a brincar agressivamente com o João Bobo.

O experimento teve como objetivo medir os comportamentos agressivos, mas os resultados mostram que são os comportamentos em específico que são aprendidos, uma vez que crianças expostas aos modelos agressivos expressaram sua agressividade da mesma maneira que os modelos, enquanto as crianças expostas a modelos pacíficos demonstraram menos comportamentos agressivos.

Além disso, as crianças expostas a modelos que foram recompensados pelos seus comportamentos agressivos também exibiram mais estes comportamentos, enquanto as crianças que foram expostas a modelos que foram punidos pelas agressões demonstraram menos comportamentos agressivos.

Estágios da aprendizagem observacional

Para que a aprendizagem observacional aconteça de fato, é necessário que alguns estágios sejam bem sucedidos. Por não ser uma mera cópia do comportamento de outras pessoas, a aprendizagem observacional possui também um componente motivacional. Entenda:

Atenção

O primeiro estágio da aprendizagem observacional é a atenção. Para aprender, é necessário que a pessoa esteja focada na atividade do modelo por tempo o suficiente para compreender o que ele está fazendo.

Existem vários fatores que influenciam nesse estágio, como o nível de familiaridade do modelo, a relação que a pessoa possui com ele, entre outros.

Retenção

Se o estágio da atenção foi bem sucedido, o próximo passo para aprender um comportamento de forma observacional é ser capaz de reter a informação e acessá-la novamente. Em outras palavras, a pessoa precisa conseguir lembrar do que foi observado.

Reprodução

Concluídos os dois estágios anteriores, é a hora de replicar o comportamento. A reprodução de um comportamento vai depender da capacidade da pessoa, podendo não ser uma cópia perfeita do que foi observado. Por isso, “erros” neste estágio não necessariamente indicam problemas nos estágios anteriores.

Motivação

Por fim, é necessário que haja uma motivação para que o observador aprenda e emita o comportamento. Mesmo que ele consiga reter e reproduzir o comportamento, se não há uma motivação, o observador provavelmente não vai emitir o comportamento.

Um dos principais fatores que podem motivar uma pessoa a aprender um comportamento por meio da observação é se o modelo observado recebeu alguma recompensa ou punição pelo comportamento.

No caso do modelo ter recebido uma recompensa, aumenta as chances do observador ter motivação para replicar o comportamento. Já no caso do modelo ter recebido uma punição, maiores são as chances do observador não replicar o comportamento, mesmo que o tenha aprendido com sucesso.

Fatores de influência da aprendizagem observacional

Existe uma série de fatores que podem influenciar na aprendizagem observacional. É mais provável que um observador aprenda um novo comportamento se o modelo faz parte de algum dos seguintes grupos de pessoas:

  • Pessoas percebidas como afetuosas;
  • Pessoas que recebem recompensas pelos seus comportamentos;
  • Pessoas que possuem um papel de autoridade em nossas vidas;
  • Pessoas parecidas em idade, gênero e interesses;
  • Pessoas que admiramos ou que possuem um status social melhor.

Além dessas características do modelo, algumas condições específicas podem influenciar a aprendizagem observacional. São elas:

  • Quando já fomos recompensados por imitar um comportamento no passado;
  • Quando não temos confiança em nosso próprio conhecimento ou habilidades;
  • Quando a situação em si é confusa, ambígua ou pouco familiar.

A aprendizagem é um fenômeno bastante complexo e, no ser humano, por conta de questões como cultura e sociedade, este fenômeno pode ter ainda mais nuances. A aprendizagem social (ou observacional) deixa isso bem claro.

Porém, a aprendizagem pode sofrer prejuízos caso a saúde mental não esteja em dia. Portanto, se você sente que precisa de algum tipo de ajuda, não hesite em procurar ajuda de um profissional da saúde mental.

Referências

https://amenteemaravilhosa.com.br/experimento-do-boneco-joao-bobo/
https://www.megacurioso.com.br/ciencia/117092-bobo-doll-o-controverso-experimento-que-avaliava-a-agressividade.htm
https://www.clarity.com.br/2015/03/31/a-teoria-da-aprendizagem-social/
https://maestrovirtuale.com/aprendizagem-observacional-teoria-caracteristicas-exemplos/
https://www.verywellmind.com/what-is-observational-learning-2795402
https://waterbearlearning.com/observational-learning/
https://www.indeed.com/career-advice/career-development/what-is-observational-learning

Confira posts relacionados