
A psicoeducação é uma forma de intervenção em saúde mental que consiste em ampliar o conhecimento de pacientes e pessoas próximas (amigos e familiares) acerca de transtornos, processos de tratamento, alternativas disponíveis, prognósticos, entre outros.
Em outras palavras, é educar as pessoas que convivem direta ou indiretamente com algum transtorno mental a fim de promover uma rede de apoio, ajudando no envolvimento de amigos e familiares no tratamento de pacientes com questões psicológicas.
Com a psicoeducação, o paciente tem uma melhor compreensão dos seus sintomas, bem como uma maior aderência ao tratamento, envolvendo-se mais ativamente, fazendo o uso adequado da medicação e participando assiduamente das sessões de psicoterapia.
O IPPr oferece o blog como uma ação de psicoeducação gratuita para pacientes e familiares. Contudo, é importante ressaltar que a psicoeducação não substitui uma avaliação e diagnóstico formal por um profissional. Portanto, se você tem dúvidas a respeito da sua saúde mental, não hesite em procurar um profissional de saúde.
Confira artigos sugeridos do nosso blog

O que é rapport? Qual sua importância no tratamento em saúde mental?
Quando a relação entre paciente e terapeuta é boa, os resultados do processo terapêutico tendem a ser melhores. Entenda melhor sobre o conceito de rapport aqui!

Conflitos parentais podem gerar danos duradouros nas crianças
Quando os pais vivem discutindo e agem de forma agressiva, a criança pode ter dificuldade em compreender as nuances emocionais das situações, mesmo na vida adulta. Entenda!

Vacina contra cocaína: como funciona? Quando será lançada?
Tratamento em fase de testes para dependência química tem resultados interessantes. Veja mais aqui!