Alcoolismo e pós-bariátrica: como a cirurgia influencia no consumo de álcool

A cirurgia bariátrica pode trazer muitas vantagens a quem quer perder peso, mas existe um risco de desenvolver problemas com álcool. Entenda melhor!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A cirurgia bariátrica é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo auxiliar na perda de peso em pessoas com obesidade. O procedimento consiste em diminuir o tamanho do estômago e/ou modificar partes do sistema digestivo, causando alterações na quantidade de alimento que pode ser ingerida, bem como na absorção das calorias.

As pessoas que passam por essa cirurgia são pessoas que sofrem de obesidade, com o Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou superior a 40, ou quando apresentam comorbidades relacionadas à obesidade, como hipertensão, diabetes tipo 2, entre outras. A realização da cirurgia e a consequente perda de peso ajuda a evitar o desenvolvimento dessas comorbidades, podendo até mesmo reverter um quadro de diabetes já desenvolvido.

A cirurgia bariátrica não é um simples procedimento estético e pode ter um grande impacto na saúde mental. Por conta disso, antes da realização da cirurgia, a pessoa precisa passar por uma avaliação psicológica. Isso porque a cirurgia em si não basta e é necessário que a pessoa esteja preparada para as mudanças no estilo de vida após o procedimento. Trata-se de uma cirurgia que requer novos padrões de alimentação, exercícios físicos, entre outros.

Contudo, uma das questões relacionadas ao pós-cirúrgico que não costuma ser tão falado é o consumo de álcool e a possibilidade de desenvolver um quadro de alcoolismo.

Consumo de álcool após bariátrica

O consumo de álcool é, por si só, bastante danoso. O álcool possui propriedades inflamatórias e, a longo prazo, pode trazer grandes prejuízos aos órgãos internos, em especial o fígado. Também é uma grande fonte de calorias, o que contribui para a obesidade.

Esse consumo se torna ainda mais perigoso em pessoas que passaram pela cirurgia bariátrica. Estatísticas mostram que, não raramente, pessoas que fizeram a cirurgia acabam precisando buscar ajuda por problemas com álcool até dois anos após a cirurgia.

Pessoas que já bebiam com frequência e em grandes quantidades antes da cirurgia apresentam um risco maior. No entanto, mesmo pessoas que não bebiam tanto passam a apresentar um aumento na quantidade de álcool ingerido após a cirurgia.

Pesquisas mostram que isso pode estar relacionado a uma alteração na metabolização do álcool que ocorre após um tipo específico de cirurgia bariátrica: o bypass gástrico, ou Roux-en-Y.

Esse tipo de cirurgia consiste na criação de uma pequena bolsa no topo do estômago que é diretamente conectada ao intestino delgado, fazendo um desvio de uma parte do estômago e do intestino.

A bolsa pequena restringe a quantidade de alimento que o estômago suporta. Já a diminuição do intestino faz com que a absorção de nutrientes seja alterada.

Quando se trata de álcool, parece que os dois mecanismos auxiliam no problema. Isso porque, na parede interna do estômago, existe uma enzima chamada “álcool desidrogenase”, que ajuda na quebra do álcool, diminuindo a quantidade da substância que é absorvida no intestino e vai parar na corrente sanguínea. No entanto, com a bolsa criada pela cirurgia, há menos exposição a essa enzima, fazendo com que grande parte do álcool passe intacto para o intestino.

Já no intestino, as alterações na absorção pode fazer com que o álcool seja absorvido mais rapidamente, fazendo com que a pessoa tenha picos de álcool no sangue mais altos do que o normal. Em outras palavras, a pessoa fica embriagada mais facilmente, o que contribui para que continue bebendo.

Por ser uma substância viciante, quanto mais álcool é consumido, maiores as chances da pessoa acabar desenvolvendo um problema de dependência química. Embora o alcoolismo seja mais frequente em pessoas que possuem predisposição genética, quando se trata de pessoas que fizeram o bypass gástrico, mesmo pessoas que não tem essa predisposição podem ter chances altas de desenvolver o problema.

E no caso de outros tipos de cirurgia?

A explicação acima se refere ao que ocorre no bypass gástrico, um dos tipos de cirurgia bariátrica. Existem outros tipos, como o sleeve ou a banda gástrica ajustável. Pesquisas mostram que estes casos não possuem tanta correlação com o desenvolvimento de alcoolismo após a cirurgia, como é o caso do bypass gástrico.

No entanto, isso não significa que não é motivo para preocupação. Em todas as cirurgias, a superfície de contato do estômago com o álcool é reduzida, o que prejudica o trabalho da álcool desidrogenase. Portanto, reduzir o consumo de álcool é importante independente do tipo de cirurgia bariátrica realizado.

O psicológico não interfere no problema?

Antigamente, quando uma pessoa apresentava um quadro de alcoolismo após a realização da cirurgia bariátrica, suspeitava-se de que a pessoa simplesmente trocou uma compulsão por outra. Frequentemente, pessoas que sofrem de obesidade possuem compulsão alimentar, e a cirurgia em si não trata da compulsão, apenas diminui a capacidade do estômago de suportar tanto alimento por vez.

Por isso, acreditava-se que a compulsão por alimentos era trocada por algum outro tipo de compulsão, como a compulsão por álcool, por compras, entre outros. Contudo, com o avanço das pesquisas, percebeu-se que existe um outro mecanismo por trás dessa tendência ao alcoolismo, algo mais biológico e não tão psicológico.

Isso é interessante porque nem todo caso de obesidade está relacionado à compulsão alimentar e, mesmo nesses casos, a pessoa poderia desenvolver alcoolismo depois da operação.

No entanto, isso não significa que o estado psicológico de uma pessoa não possa influenciar na situação. Pessoas que tem uma predisposição a algum comportamento compulsivo podem, sim, acabar trocando uma compulsão por outra. É só que, no caso do alcoolismo pós-bariátrica, essa não é a única explicação possível para o fenômeno.

Pessoas que apresentam uma tendência a comportamentos compulsivos devem fazer acompanhamento com profissionais da saúde mental para tratar esses comportamentos, evitando maiores problemas independente de realizar a cirurgia ou não.

Recomendações

Considerando o risco aumentado de desenvolver um problema com álcool após a realização da cirurgia bariátrica, é recomendado a redução ou eliminação total do consumo de álcool.

Além disso, manter uma alimentação adequada à nova realidade e uma rotina de exercícios físicos pode ajudar não apenas na manutenção de um peso adequado, bem como na saúde mental como um todo, combatendo também comportamentos compulsivos não relacionados.

A cirurgia bariátrica é um tratamento que pode ajudar muito a manter a saúde e qualidade de vida de pessoas que possuem problemas de obesidade. No entanto, o procedimento não vem sem riscos e requer mudanças significativas na vida do indivíduo para que haja um melhor aproveitamento dos resultados e diminuição de riscos.

Se você tem problemas de compulsão, seja com comida ou bebidas alcoólicas, não hesite em procurar um profissional da saúde mental!

Referências

https://www.health.harvard.edu/blog/alcohol-abuse-linked-to-weight-loss-surgery-201206194908
https://www.health.harvard.edu/blog/is-alcohol-and-weight-loss-surgery-a-risky-combination-202304242916
https://www.therecoveryvillage.com/alcohol-abuse/bariatric-surgery-alcoholism/
https://abcnews.go.com/Health/Wellness/weight-loss-surgery-increases-risk-alcohol-addiction/story?id=16582225
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60666
https://revistardp.org.br/revista/article/view/281

Confira posts relacionados