A ansiedade de desempenho é um tipo de ansiedade caracterizado pela preocupação excessiva em ter um bom rendimento na execução de uma tarefa. Ela pode ocorrer em diversos tipos de situações, sendo uma delas o ambiente estudantil.
Isso porque o desempenho acadêmico é, muitas vezes, um grande motivo de preocupação na vida de estudantes de todas as idades. Dentre os fatores que causam tamanha preocupação estão a pressão por conseguir boas notas, a competição entre alunos, a expectativa dos pais e cuidadores, a carga de trabalho intensa bem como a incerteza em relação ao futuro.
Não raramente, esses altos níveis de ansiedade surgem durante períodos avaliativos, nos quais os estudantes precisam lidar com provas, seminários e trabalhos extensos. Esse tipo de ansiedade é chamado também de ansiedade de provas.
Como a ansiedade de provas se manifesta?
A ansiedade de provas não necessariamente ocorre somente diante de uma prova, como o nome sugere. Ela também pode surgir por conta de uma apresentação oral de um trabalho, por exemplo, ou até mesmo na hora de fazer trabalhos escritos e extensos.
No caso das provas, a pessoa pode se sentir ansiosa ao estudar, questionando se está estudando o suficiente ou se será capaz de lembrar do conteúdo estudado no momento avaliativo.
O mesmo pode ocorrer antes da apresentação de um seminário, no qual o estudante deve fazer uma apresentação oral diante de toda a turma e os professores, o que pode causar preocupações acerca não apenas do conteúdo estudado, como também em relação à performance e expressão diante de tantas pessoas.
Quando se trata de trabalhos escritos, que não são apresentados em frente à turma, mas são trabalhos extensos que valem grande parte da nota avaliativa, a ansiedade pode se manifestar na forma de dificuldades de concentração para realizar o trabalho ou até mesmo na forma de procrastinação.
A ansiedade de provas pode surgir em qualquer idade, podendo estar presente desde o início da vida escolar ou surgir em momentos mais importantes, como ao final do ensino médio e com a aproximação do vestibular.
Esse tipo de ansiedade também não se limita apenas a provas acadêmicas, podendo acometer também pessoas que irão prestar concurso ou participar de qualquer tipo de competição.
Como a ansiedade de provas prejudica o desempenho?
A ansiedade é uma reação fisiológica natural que possui vantagens evolutivas, estando relacionada à antecipação de riscos, o que leva a pessoa a se preparar melhor para encarar esses momentos. Por isso, nem sempre a ansiedade é prejudicial.
Contudo, no caso da ansiedade de provas, uma das suas principais características é justamente o prejuízo no desempenho. Embora sentir um pouco de ansiedade antes de uma prova importante seja completamente normal — e muitas vezes saudável —, pessoas com ansiedade de provas apresentam níveis de ansiedade tão intensos que seu próprio funcionamento fica prejudicado.
Nesses casos, a própria ansiedade acaba atrapalhando mais a performance em testes e apresentações do que uma suposta falta de estudos e/ou esforço.
Pessoas que sofrem com esse tipo de ansiedade podem ficar tão nervosas diante de uma prova que acabam esquecendo o conteúdo que estudaram, bem como podem apresentar sintomas fisiológicos que impedem a realização do teste, como palpitações (sensação do coração batendo mais forte/rápido), dificuldade para respirar, tremores, suor intenso, entre outros. Esses mesmos sintomas fisiológicos podem atrapalhar na apresentação de um seminário, por exemplo.
Contudo, nem sempre a ansiedade de provas ocorre no momento exato da avaliação. Ela pode surgir também semanas ou meses antes, e a pessoa pode apresentar sintomas como:
- Dificuldade para se concentrar nos estudos;
- Problemas de memória;
- Sensibilidade aumentada;
- Dificuldade para resolução de problemas;
- Irritabilidade;
- Inquietação motora (incapacidade de ficar fisicamente parado, precisando se mover com frequência);
- Isolamento;
- Perfeccionismo;
- Priorização de tarefas mais fáceis;
- Evitação de tarefas importantes (procrastinação);
- Sintomas digestivos, como dores de barriga, gastrite, intestino solto, entre outros;
- Dores de cabeça;
- Tensão muscular;
- Sudorese;
- Problemas para dormir;
- Palpitações;
- Náusea e vômitos;
- Bexiga solta.
Causas da ansiedade de provas
Embora a ansiedade seja uma reação fisiológica natural, existem alguns fatores que influenciam na sua intensidade, tornando-a um problema. Dentre estes fatores estão:
Pressão e expectativas
Conseguir boas notas é importante para garantir uma boa vida acadêmica e aumentar oportunidades. Por conta disso, existe uma pressão muito grande em performar bem nas avaliações. Não raramente, as expectativas de pais, cuidadores e professores acaba influenciando também nessa preocupação excessiva com o desempenho.
Problemas de autoestima
Algumas pessoas que possuem problemas de autoestima podem acabar se apoiando na validação acadêmica para conseguir se dar valor. Em outras palavras, a pessoa entende seu valor como diretamente proporcional ao seu desempenho acadêmico.
Nesses casos, ao receber uma avaliação ruim, a autoestima é diretamente afetada, causando prejuízos emocionais significativos. Para essas pessoas, o desempenho acaba sendo uma grande preocupação, podendo desencadear a ansiedade de provas.
Competitividade
Algumas provas possuem uma natureza competitiva, como é o caso do vestibular (avaliação feita para ingressar em uma instituição de ensino superior) e dos concursos públicos.
Nesses casos, a pessoa até entende que seu esforço nos estudos é suficiente, que consegue absorver o conteúdo tranquilamente, mas a grande fonte da ansiedade é, de fato, a competição, pois não há maneira de garantir que será possível se sair melhor do que as outras pessoas, garantindo sua vaga na universidade/no concurso.
Em outras palavras, a pessoa pode até nunca ter tido sintomas de ansiedade de provas anteriormente, pois entende-se como capaz. Contudo, por conta da competição, passa a apresentar esses sintomas.
Ansiedade enquanto traço
A ansiedade pode ser um traço que a pessoa carrega de forma constante, podendo se manifestar mais intensamente em determinadas situações (ansiedade enquanto estado), como no caso da ansiedade de provas. Entenda:
- Ansiedade enquanto traço: refere-se a um tipo de ansiedade que é crônico e permeia diversas situações, não sendo resultado de um evento específico. Está presente em uma série de transtornos como a fobia social e o transtorno de ansiedade generalizada (TAG);
- Ansiedade enquanto estado: trata-se de uma ansiedade que ocorre em situações específicas e geralmente possuem um gatilho bem definido. Gatilho é um termo utilizado para definir qualquer evento que pode desencadear a reação ansiosa, ou seja, pode ser um pensamento, uma palavra, um objeto, um tipo de situação específico, entre outros. No caso da ansiedade de provas, o gatilho é a presença de uma atividade avaliativa.
Vale ressaltar que nem todas as pessoas que têm níveis elevados de ansiedade enquanto estado possuem níveis elevados de ansiedade enquanto traço. No entanto, pessoas com níveis elevados de ansiedade enquanto traço são mais propensas a apresentarem ansiedade enquanto estado.
Importância do teste
Em alguns casos, a ansiedade está diretamente relacionada à importância do teste a ser realizado. Às vezes, a pessoa consegue lidar bem com avaliações bimestrais, por exemplo. No entanto, avaliações semestrais, que têm um peso maior, podem acabar aumentando a ansiedade de provas. O mesmo vale para provas importantes como vestibular, concursos, entrega de TCC (trabalho de conclusão de curso) entre outras.
Como lidar com a ansiedade de provas?
Existem diversas maneiras de lidar com a ansiedade de desempenho, sendo interessante procurar ajuda profissional caso a ansiedade seja extremamente limitante. Algumas dicas são:
Trabalhar na autoconfiança
A autoconfiança acaba sendo um dos maiores aliados no combate à ansiedade em geral. Trabalhar essa habilidade pode ajudar a combater sentimentos de incapacidade ou de falta de esforço.
Vale ressaltar que para trabalhar na autoconfiança no contexto da ansiedade de provas, é importante manter os estudos em dia. De nada adianta pensar “eu estudei o bastante, estou preparado” se realmente não houve estudo.
Buscar ajuda
Dependendo do caso, é uma boa ideia procurar ajuda entre amigos, pais e cuidadores, professores, coordenadores e até mesmo ajuda profissional em casos mais intensos de ansiedade.
Vale ressaltar que é importante buscar ajuda das pessoas certas, ou seja, é importante ir em direção a pessoas de confiança, que você sabe que não irão invalidar seus sentimentos e poderão servir de apoio em um momento desses.
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Busca de informação
Estar bem informado acerca das avaliações é de grande importância para aliviar a ansiedade. Isso não se refere apenas ao conteúdo a ser avaliado, mas também as condições de avaliação
Saber que tipo de prova será feita (objetiva, discursiva ou mista), bem como os critérios avaliativos em uma apresentação oral, por exemplo, pode ajudar a se preparar melhor nas semanas que antecedem a avaliação.
Em casos de provas como vestibulares e concursos, é interessante buscar informações sobre local de prova, data e horário com antecedência, a fim de evitar problemas com transporte e localização.
Treinar com antecedência
Essa pode ser uma tarefa desafiadora para pessoas com ansiedade, mas é importante treinar com antecedência, especialmente em apresentações orais. Escrever o que será falado e ler em voz alta pode ajudar. Fazer a apresentação para a família ou animais de estimação também é uma opção válida.
Em caso de concursos e vestibulares, é interessante procurar as provas dos anos anteriores na internet e tentar respondê-las, depois checar o gabarito. Desta forma, você pode entender melhor a dinâmica da prova em si, bem como testar seus conhecimentos.
Manter hábitos saudáveis
Uma boa alimentação, boa higiene de sono e a prática de exercícios físicos pode ajudar não apenas na ansiedade de provas, mas na saúde mental em geral. Essas práticas ajudam bastante nos casos de ansiedade enquanto traço, o que pode ajudar também na ansiedade enquanto estado.
O sono em especial é de bastante importância para funções cognitivas. Embora possa ser difícil dormir na noite anterior às avaliações por causa da ansiedade, uma dica é manter bons hábitos de sono a longo prazo.
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Dicas para os pais e cuidadores
- Manter a paciência e preparar-se para ouvir as frustrações dos filhos;
- Evitar críticas excessivas, evitando também momentos de impaciência ou cinismo;
- Manter expectativas e metas realistas para a criança/adolescente;
- Evitar de falar que se espera perfeição como o único resultado aceitável;
- Ajudar o estudante a manter uma rotina consistente (e flexível) de deveres de casa, tarefas domésticas, atividades extracurriculares etc.;
- Aceitar erros como uma parte normal do crescimento;
- Comunicar à criança/adolescente que não se espera que ninguém possa ser bom em tudo;
- Reforçar o esforço, mesmo que o resultado seja abaixo do esperado;
- Ajudar a criança/adolescente a praticar e ensaiar para apresentações de trabalhos;
- Reconhecer que, às vezes, racionalizar os sentimentos não funciona para lidar com a ansiedade, evitando de criticar a criança/adolescente caso não responda de forma racional à ansiedade;
- Auxiliar a criança/adolescente a procurar ajuda profissional se necessário.
Dicas para as instituições de ensino
- Promover acesso a serviços de saúde mental, como um psicólogo escolar;
- Informar o corpo docente e discente acerca da ansiedade de provas, destacando que não se trata de preguiça, falta de motivação ou falta de capacidade do estudante;
- Promover palestras e oficinas sobre a ansiedade de provas, ajudando professores e alunos a reconhecerem os sintomas e buscar ajuda quando necessário;
- Realizar testes sem valor avaliativo para fins estimular os alunos a adquirirem prática na realização de provas;
- Revisar os conteúdos que serão cobrados nas provas em aula;
- Quebrar as tarefas mais trabalhosas em pequenas partes;
- Desenvolver mnemônicos (recurso de memorização que consiste na utilização de esquemas, gráficos, frases, músicas, entre outros) para ajudar os alunos a memorizar os conteúdos;
- Permitir um sistema de avaliação mais flexível sem que isso comprometa a qualidade do ensino e dos critérios avaliativos;
- Reconhecer tanto o esforço quanto a performance;
- Evitar críticas, punições e sarcasmo como resposta aos problemas de desempenho dos alunos;
- Usar formas alternativas de avaliação;
- Promover o treinamento de professores e alunos em técnicas de relaxamento.
A ansiedade de desempenho pode acometer qualquer pessoa e pode atrapalhar bastante sua vida escolar e acadêmica. Caso você tenha se identificado com os sintomas descrito, não hesite em procurar ajuda profissional!
Referências
Huberty, T. J. (2019). Test and Performance Anxiety. Principal Leadership, 20, September 2019, 12-16.
Gonzaga, L. R. V. & Enumo, S. R. F. (2018). Lidando com a ansiedade de provas: avaliação e relações com o desempenho acadêmico. Boletim – Academia Paulista de Psicologia, 38(95), 266-277.