Equilíbrio Trabalho-Vida Pessoal: o que é e dicas para manter

Harmonizar o tempo e energia gastos entre trabalho e atividades pessoais é indispensável para a saúde mental. Entenda!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O horário de trabalho como conhecemos hoje não era uma realidade até a década de 1920, quando Henry Ford estabeleceu o horário comercial para que funcionários pudessem ter um maior equilíbrio entre suas vidas profissionais e pessoais.

No entanto, grandes mudanças nos hábitos e tempo de trabalho ocorreram também com o advento da tecnologia, que passou a permitir o contato entre empregadores e colaboradores fora do ambiente de trabalho, bem como trouxe a possibilidade do home office (trabalhar de casa), modelo que se popularizou bastante durante a pandemia de COVID 19.

Com isso, a linha entre vida pessoal e vida profissional se torna bastante tênue, fazendo com que muitas pessoas trabalhem mais do que deveriam e acabem negligenciando outras esferas da vida.

Entenda melhor sobre o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal:

O que é o equilíbrio trabalho-vida pessoal?

O equilíbrio trabalho-vida pessoal pode ser entendido como a harmonia entre o tempo dedicado ao trabalho e o tempo dedicado a atividades da vida pessoal, como hobbies, vida familiar, vida social e descanso.

Em outras palavras, é a capacidade de gerenciar o tempo e a energia de forma que seja possível dar conta dos compromissos profissionais e pessoais, tendo em mente também o autocuidado e o bem-estar.

Em outras palavras, o equilíbrio trabalho-vida pessoal depende da imposição de limites de quanto tempo e energia o trabalho pode tomar da vida do trabalhador, o que não é necessariamente tão óbvio.

Muitas pessoas, mesmo depois de sair do expediente, acabam gastando muita energia mental pensando no trabalho e nas questões que precisará resolver no próximo dia ou na próxima semana, por exemplo.

Ao tirar férias, a pessoa pode ficar angustiada por não estar trabalhando ou por sentir que, quando for voltar ao trabalho, precisará resolver muitas coisas que foram deixadas para depois quando voltasse das férias. Desta forma, ela não chega nem a aproveitar o tempo livre que tem, mesmo que tenha investido em uma viagem, em atividades para fazer em família ou entre amigos.

O problema pode ser ainda maior caso a pessoa não trabalhe em horários fixos, como é o caso de pessoas que trabalham de forma autônoma. Sem ter uma jornada fixa de trabalho, é comum que as pessoas acabem dedicando mais tempo do que o necessário — e saudável — para as atividades laborais, perturbando gravemente esse equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Por que esse equilíbrio é tão importante?

O equilíbrio entre vida pessoal e trabalho é importante não apenas para que a pessoa possa descansar, mas também para sua saúde como um todo. Tanto a saúde física quanto a mental sofrem consequências significativas quando uma pessoa passa tempo demais se dedicando ao trabalho.

Para manter a saúde, as pessoas precisam de variedade no dia-a-dia. Isso vale tanto para nossas dietas quanto para nossas atividades. Um dia útil deve ser composto por momentos de trabalho, mas também momentos de descanso e de lazer. Este último pode ser socializando com familiares e amigos ou praticando algum hobby, por exemplo, mas é essencial para manter a saúde e a energia a longo prazo.

Dentre os problemas que podem surgir pelo desequilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal estão a síndrome de burnout, problemas de saúde relacionadas ao estresse e fadiga extrema. É comum que pessoas que trabalham demais desenvolvam problemas para dormir, depressão, problemas de memória, dependência de substâncias, e enfermidades crônicas como diabetes e problemas cardíacos.

Além disso, por mais que passar mais horas trabalhando pareça aumentar a produtividade, na realidade esse hábito reduz a produtividade. Isso porque a produtividade está relacionada ao quanto é produzido ao longo do tempo e pessoas que trabalham sem descansar adequadamente tendem a produzir mais lentamente, além de ter uma propensão maior a cometer erros.

Equilíbrio trabalho-vida pessoal versus integração trabalho-vida pessoal

Um outro termo importante que deve ser esclarecido é a integração trabalho-vida pessoal que, ao contrário do equilíbrio, não separa a vida pessoal da vida profissional, mas sim integra aspecto das duas.

Enquanto no equilíbrio trabalho-vida pessoal a ideia é saber separar de forma bem delimitada as atividades pessoais das atividades laborais, na integração as duas atividades ocorrem de forma simultânea.

Alguns exemplos de integração entre trabalho e vida pessoal são:

  • Realizar tarefas domésticas enquanto participa de reuniões online no modelo home office;
  • Levar o filho para o trabalho quando as escolas estão fechadas e não há alguém com quem o filho possa ficar durante o expediente;
  • Fazer as atividades do trabalho remotamente com o bebê no colo para ajudá-lo a dormir ou se acalmar.

Esses são apenas alguns exemplos de como pode ocorrer essa integração. Embora seja necessário haver um limite entre a vida pessoal e a vida profissional, a integração trabalho-vida pessoal não é necessariamente ruim: com ela, é possível ter maior flexibilidade no dia-a-dia que pode ajudar bastante a manter as responsabilidades em dia.

O problema é quando o trabalho começa a prejudicar a vida pessoal a ponto de negligenciar outras tarefas que não as atividades laborais. É nesse contexto em que devemos olhar para o equilíbrio trabalho-vida pessoal.

Desequilíbrio entre trabalho e vida pessoal: exemplos

Alguns exemplos de como ocorre um desequilíbrio entre a vida pessoal e a profissional são:

  • Excesso de trabalho (inclui trabalhar mais horas do que o necessário, trabalhar durante finais de semana e feriados);
  • Não ter tempo o suficiente para descansar ou relaxar;
  • Negligenciar hobbies e atividades de lazer por conta das demandas profissionais;
  • Não priorizar tarefas de autocuidado, como prática de exercícios, alimentação saudável e sono de qualidade;
  • Dificuldade em manter relacionamentos, seja com familiares, amigos ou parceiro romântico, por conta dos compromissos profissionais;
  • Sintomas de burnout, como exaustão mental e emocional e estresse crônico devido a pressão do trabalho.

Sinais de um desequilíbrio entre vida pessoal e trabalho

Mesmo que uma pessoa esteja fazendo tudo o que está descrito acima, nem sempre ela percebe que está passando por esse desequilíbrio entre vida profissional e pessoal. Portanto, aqui vão alguns sinais para ficar de olho:

  • Não conseguir parar de pensar no trabalho, mesmo fora do expediente;
  • Distanciamento nas relações interpessoais;
  • Irritabilidade com colegas de trabalho;
  • Dificuldades para manter a atenção;
  • Dores sem explicação ou causa aparente;
  • Sensação de que atividades fora do trabalho são desimportantes ou não são interessantes;
  • Deixar outras tarefas do dia-a-dia, como lavar a louça ou as roupas, para “quando tiver tempo”;
  • Sentimentos de culpa e inutilidade ao faltar o trabalho por estar doente ou por precisar cuidar de outras responsabilidades;
  • Não se lembrar das últimas férias e não ter planos para as próximas;
  • Dificuldade em se imaginar trabalhando nessa carreira pelo resto da vida.

Dicas para melhorar o equilíbrio trabalho-vida pessoal

Não existe uma receita específica para alcançar o equilíbrio entre vida profissional e vida pessoal. Isso porque nem todo trabalho é a mesma coisa, nem todas as pessoas trabalham a mesma quantidade de horas por dia/semana, e a vida pessoal de cada pessoa tende a variar muito.

Por isso, ir testando o que funciona e seguir sua própria intuição em relação a tempo de lazer e descanso é essencial para conseguir manter esse equilíbrio.

Independentemente do tipo de rotina, aqui vão algumas dicas para melhorar o equilíbrio trabalho-vida pessoal:

Planeje seu tempo

Planejar antecipadamente e saber o que você vai fazer depois do trabalho pode ajudar bastante a manter um bom equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Se você não se planeja, é capaz que, depois do trabalho, pelo cansaço, simplesmente acabe não fazendo nada significativo. Hoje em dia isso é ainda mais perigoso com o uso de telas em que podemos simplesmente chegar em casa, deitar no sofá e ficar horas e horas navegando nas redes sociais, ao invés de aproveitar o tempo de forma útil.

Portanto, ter planos para depois do trabalho pode ser a melhor forma de conseguir gerenciar o tempo de lazer e de descanso, evitando esquecimentos e negligência de outras esferas da vida, como a vida social, amorosa, entre outras.

Tenha uma hora para terminar o trabalho

Se você não faz um horário fixo, é fácil acabar não se planejando muito bem e acabar o dia de trabalho tarde demais, sem que sobre tempo para mais nada.

Tente marcar um horário específico para terminar o trabalho todos os dias e, após esse horário, desligue tudo que é relacionado ao trabalho.

Separe as tecnologias pessoais e de trabalho

Se possível, tente separar os aparelhos usados para trabalho e os aparelhos de uso pessoal. Isso significa ter dois celulares, um para trabalho e outro pessoal, ou dois notebooks, por exemplo.

Contudo, se isso não for possível, outra ideia é instalar aplicativos que bloqueiam aplicativos e atividades relacionadas ao trabalho, que você pode configurar para fazer esse bloqueio automaticamente após determinado horário, evitando assim ficar checando coisas relacionadas ao trabalho durante momentos de lazer e descanso.

Pratique mindfulness

Às vezes, mesmo depois de terminar o trabalho do dia, a mente continua pensando nas atividades laborais e desafios que podem ter surgido ao longo do expediente.

O mindfulness, conhecido também como técnica da atenção plena, tem como o objetivo conectar-se ao aqui-e-agora, ajudando a se desconectar de preocupações alheias ao momento presente.

Isso não significa que as preocupações irão sumir, mas a ideia é que elas não tenham mais o poder de atrapalhar os momentos de descanso e de lazer.

Encontre hobbies

Um hobby é uma atividade que é feita simplesmente pelo prazer de fazer, ou seja, não é feita com o objetivo de monetizar ou de necessariamente produzir alguma coisa para o mundo.

Existem diversos hobbies que podem ser explorados, como esportes, artesanato, desenho, pintura, canto, instrumentos musicais, jogos, atividades como observar pássaros, jardinagem, entre outros. Esses são apenas alguns exemplos de uma lista quase interminável.

Para algumas pessoas, um hobby pode se tornar um trabalho ao decorrer do tempo, virando uma fonte de renda extra. No entanto, se isso acontecer, é importante buscar outra atividade que seja feita apenas pelo prazer de fazer, justamente para evitar esse desequilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Converse com seus supervisores

Às vezes, o motivo pelo qual acabamos trabalhando mais do que o necessário é porque estamos sentindo que não estamos fazendo o suficiente. No entanto, nem sempre isso é verdade.

Esse pensamento pode vir de um problema de autoestima, que deve ser tratado, mas também pode ser combatido ao conversar com os supervisores, pedindo um feedback sobre sua produtividade.

Vale ressaltar que nem sempre esse sentimento vem apenas de uma autoestima prejudicada, mas de condições de trabalho abusivas, nas quais gestores estão sempre reforçando metas inalcançáveis. Neste caso, é interessante considerar uma troca de empresa.

Considere uma mudança de carreira

Se o equilíbrio trabalho-vida pessoal já foi prejudicado a ponto de fazer você se desconectar emocionalmente do seu trabalho, resultando em sintomas de burnout, talvez uma mudança de carreira seja uma boa jogada.

Buscar uma carreira que tenha mais a ver com você, com seus gostos e seus valores pode ajudar muito a manter uma boa relação emocional com o trabalho, ajudando também a manter esse equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Fazer psicoterapia

Como dito anteriormente, às vezes o trabalho excessivo vem de uma autoestima prejudicada que pode nos fazer acreditar que não estamos fazendo o suficiente e precisamos nos esforçar cada vez mais.

Não é raro, também, que as pessoas consigam enxergar valor em si próprias apenas a partir do trabalho que exercem, pois só assim sentem que contribuem para a sociedade — o que não é necessariamente realista.

Nestes casos, a psicoterapia pode ajudar a entender de onde vem esse sentimento, trabalhar maneiras de melhorar a autoestima e ajudar a desenvolver outras formas de valorizar a si mesmo que não estejam vinculados apenas à produtividade laboral.

Como as empresas podem ajudar?

Embora manter o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal seja responsabilidade do trabalhador, as empresas também podem adotar práticas que incentivam esse equilíbrio. Algumas formas que empresas e empregadores podem ajudar são:

Aumentar a flexibilidade

Existem muitos trabalhos em que não há a necessidade de trabalhar no horário comercial de forma regrada, podendo trazer uma maior flexibilidade aos colaboradores.

Caso seja possível, permitir horários de trabalho ou um ambiente mais flexível pode fazer com que os colaboradores sintam uma sensação de controle maior sobre seu próprio tempo, podendo organizar melhor suas atividades e manter o equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional.

Incentivar as pausas

Apesar do trabalho ser um lugar de produtividade, sabe-se que não é possível produzir 100% do tempo de trabalho. Por isso, incentivar pausas para que o colaborador relaxe um pouco e foque em coisas pessoais antes de voltar a trabalhar pode ajudar na manutenção desse equilíbrio.

Ofereça benefícios relevantes

Um trabalhador consegue estabelecer bons limites entre vida pessoal e trabalho se puder contar com benefícios relevantes que permitem que ele não precise se preocupar com outras questões quando está no trabalho.

Benefícios como plano de saúde, plano odontológico, auxílio creche, auxílio educação, parcerias com academias, entre outros, incentivam o trabalhador a buscar manter a saúde em dia e a ajudam a não se preocupar com algumas questões pessoais durante o horário de trabalho.

Sessões de feedback com os colaboradores

A melhor maneira de atender as demandas dos colaboradores começa pelo acolhimento de feedback deles. Desta forma, é possível saber exatamente onde investir para ajudá-los a manter esse equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, bem como identificar e implementar mudanças necessárias para assegurar um bom clima organizacional dentro do expediente.

Manter a vida profissional e pessoal em equilíbrio pode ser um desafio, mas é de extrema importância para conseguir manter uma boa saúde mental e física.

Se você sente que está tendo problemas nesse quesito, não hesite em procurar ajuda de um profissional da saúde mental!

Referências

https://www.betterup.com/blog/how-to-have-good-work-life-balance
https://thehappinessindex.com/blog/importance-work-life-balance/
https://www.oracle.com/br/human-capital-management/employee-experience/what-is-work-life-balance/
https://www.qulture.rocks/blog/equilibrio-entre-vida-pessoal-e-trabalho

Confira posts relacionados