De acordo com a Associação Americana de Psicologia (APA), o termo personalidade se refere a diferenças individuais em padrões característicos de pensar, sentir e agir.
É um conceito relacionado à individualidade e identidade de uma pessoa, sendo relevante tanto a nível pessoal quanto social. Em outras palavras, a personalidade é o que torna cada pessoa única.
O desenvolvimento da personalidade se dá ao longo do tempo, com grande influência das experiências vividas na infância. No entanto, a personalidade não é imutável e, portanto, pode sofrer alterações conforme as vivências e o momento de vida da pessoa.
Contudo, a personalidade não é formada apenas pela experiência. Há um componente fisiológico na personalidade, principalmente no que diz respeito ao temperamento de uma pessoa, que é determinado geneticamente.
O social também influencia na personalidade, tendo em vista que esta também guarda uma grande relação com a moralidade vigente.
Em outras palavras, a personalidade é um conceito intimamente relacionado à identidade pessoal, ao social e ao fisiológico, sofrendo influências de todas essas esferas, tornando-a um conceito bastante complexo.
Características da personalidade
Embora o conceito de personalidade seja geralmente descrito como padrões de ação, pensamento e sentimento, há mais algumas características para este conceito. São elas:
- Consistência: Existe uma ordem ou regularidade claramente reconhecível nos comportamentos da pessoa. Em outras palavras, ela age do mesmo jeito de formas parecidas em diversas situações de forma consistente;
- Psicológico e fisiológico: Embora a personalidade seja um construto primariamente psicológico, pesquisadores e especialistas defendem que ela também é influenciada por fatores fisiológicos;
- Comportamento e ações: A personalidade não apenas influencia a maneira que uma pessoa responde ao seu ambiente, mas também influencia a agir ativamente;
- Expressões múltiplas: A personalidade é aparente não apenas no comportamento. Também é possível ver a personalidade expressa em pensamentos, sentimentos, nas relações próximas etc.
Teorias acerca da personalidade
A personalidade é um conceito que fascina o ser humano desde os primórdios dos tempos, havendo uma série de teorias para tentar explicá-la. Algumas das teorias mais conhecidas são:
Quatro humores de Hipócrates
Atualmente reconhecida como pseudociência, a teoria dos quatro humores de Hipócrates (460 a.C.-377 a.C.) entendia que a saúde era um equilíbrio entre quatro fluidos corporais, chamados de “humores”.
Posteriormente, Galeno (cerca 129-201 d.C.) fez uma associação destes humores com as tendências comportamentais e emocionais da pessoa, dando origem à primeira teoria sobre a personalidade da qual temos conhecimento.
De acordo com essa teoria, a predominância de um dos humores resultaria em um temperamento específico. Os humores são:
- Sanguíneo: Pessoas extrovertidas, confiantes, otimistas, entusiasmadas, persuasivas, comunicativas etc.;
- Fleumático: Pessoas calmas, leais, pacientes, persistentes, tímidas, coerentes etc.;
- Colérico: Pessoas com grande irritabilidade, intensidade, impulsividade, energia, egocentrismo, exigência etc.;
- Melancólico: Pessoas cautelosas, analíticas, introvertidas, com uma tendência à tristeza e uma inclinação artística etc.
Tipologia e MBTI
Com base nos estudos de Carl Gustav Jung, uma das teorias da personalidade mais difundidas atualmente são os tipos psicológicos, mais frequentemente na forma do teste de personalidade Myers-Briggs Type Indicator (MBTI).
De acordo com essa teoria, o comportamento das pessoas é influenciado pela maneira que elas percebem e chegam em conclusões a respeito das coisas e situações.
Neste sentido, a personalidade pode ser compreendida como uma expressão das seguintes dicotomias:
- Extroversão vs. Introversão;
- Sensorial vs. Intuição;
- Razão vs. Sentimento;
- Julgamento vs. Percepção.
Para entender melhor sobre MBTI, recomendamos a leitura do artigo: Teste de personalidade MTBI: O que é, como funciona?
Big 5: os cinco principais traços de personalidade
Apesar de tantas teorias, a mais difundida entre pesquisadores e especialistas atualmente é a teoria dos 5 grandes traços. De acordo com essa teoria, a personalidade das pessoas poderia ser medida em 5 traços principais de personalidade:
- Abertura para novas experiências: Pessoas com alta pontuação neste traço costumam ser bem curiosas em relação ao mundo e gostam de aprender novas coisas e viver novas experiências. São pessoas mais aventureiras e criativas;
- Conscienciosidade: Pessoas com pontuações altas em conscienciosidade tem um bom controle de impulsos, costumam lidar bem com comportamentos orientados a um objetivo, são disciplinadas, organizadas e prestam atenção aos detalhes;
- Extroversão: Pontuação alta em extroversão equivale a maior excitabilidade, sociabilidade, assertividade, maior facilidade em iniciar e manter conversas, entre outros;
- Neuroticismo: Caracterizado por instabilidade emocional, tristeza e mau humor, pessoas com pontuação alta em neuroticismo costumam ser mais estressadas, preocupadas, menos resistentes à frustração, mais ansiosas, entre outros;
- Simpatia: Relacionada a comportamentos pró sociais, as pessoas com alta pontuação em simpatia costumam ser mais altruístas, confiam com mais facilidade, demonstram gentileza e afeto com facilidade, sentem bastante empatia, gostam de ajudar os outros etc.
Apesar de estes serem traços muito bem definidos, eles não se apresentam da mesma forma em todas as pessoas. Pessoas com pontuações mais altas em extroversão, por exemplo, tendem a conversar mais, mas isso nem sempre é verdade. Contudo, continua havendo uma maior extroversão por conta de outros comportamentos que a pessoa exibe.
Embora o termo “personalidade” seja frequentemente usado para descrever a maneira de ser de uma pessoa, o conceito em si é bastante complexo. Atualmente, há um grande número de pesquisadores que se dedicam a compreensão dos traços de personalidade, como eles se formam e como a personalidade pode afetar a saúde mental.
Se você sente que possui traços de personalidade que são prejudiciais, não hesite em buscar ajuda com um profissional da saúde mental!
Referências
https://www.uol.com.br/vivabem/reportagens-especiais/iguais-mas-unicos-tudo-sobre-personalidade/#cover
https://www.apa.org/topics/personality
https://www.verywellmind.com/the-big-five-personality-dimensions-2795422
https://www.verywellmind.com/what-is-personality-2795416