Transtorno Disfórico Pré-Menstrual: O que é? Como tratar?

O período pré-menstrual certamente é um que mexe com o humor de muitas mulheres. A TPM, nome popular para a síndrome da tensão pré-menstrual, é tão comum que é conhecida até mesmo por pessoas que não menstruam, e é frequentemente apontada como justificativa para vários comportamentos inadequados que podem surgir durante esse tempo. Quem nunca ouviu alguém culpar o comportamento agressivo de uma mulher “naqueles dias”?

Entre 20 e 50% das mulheres ao redor do mundo apresentam a síndrome da tensão pré-menstrual, cujos sintomas aparecem cerca de 10 dias antes da menstruação e melhoram logo que a menstruação desce. Apesar de ser um período que produz alterações de humor e comportamento, raramente estas são intensas o suficiente para prejudicar a vida da mulher.

Contudo, a TPM não é o único distúrbio causado pela menstruação. Entre 3 e 8% das mulheres no mundo sofrem uma versão muito mais severa do problema, chamada Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM). Esse transtorno é tão mais intenso que pode se tornar incapacitante e, portanto, não pode ser levado como uma “TPM normal”.

O que é transtorno disfórico pré-menstrual?

O transtorno disfórico pré-menstrual é um distúrbio que ocorre nos dias antes da menstruação, levando a alterações de humor muito intensas, irritabilidade extrema, bem como sintomas ansiosos e depressivos.

Embora tudo isso esteja presente de maneira leve a moderada na TPM, no transtorno disfórico pré-menstrual essas condições são extremas e chegam a ser debilitantes, ou seja, atrapalham o dia-a-dia da mulher. Os sintomas do TDPM podem prejudicar no trabalho, estudos, nas relações interpessoais, entre outros, provocando uma queda na qualidade de vida.

Causas do TDPM

Não existem causas muito bem definidas para o TDPM. O que se sabe atualmente é que os níveis dos hormônios reprodutivos femininos têm grande influência no humor, mas isso é independente do diagnóstico de TDPM.

Uma hipótese é que a flutuação dos níveis de estrogênio e progesterona durante o ciclo menstrual altere a disponibilidade de certos neurotransmissores, como a serotonina, que está intimamente relacionada com sintomas depressivos. Contudo, apenas isso não é o suficiente para explicar porquê algumas mulheres têm TPM normal e outras apresentam um transtorno grave como o TDPM.

Acredita-se, portanto, que as mulheres que sofrem de TDPM têm uma influência ainda maior destes hormônios na regulação do humor. O porquê disso acontecer ainda não está claro, mas existem estudos que apontam para uma predisposição genética, ou seja, seria uma questão hereditária.

Sintomas

Os sintomas do transtorno disfórico pré-menstrual são bem mais intensos do que a TPM normal. Dentre eles:

• Instabilidade emocional (alterações de humor extremas, crises de choro etc.);
  • Irritabilidade extrema;
  • Conflitos interpessoais frequentes;
  • Tristeza;
  • Falta de esperança;
  • Pensamentos negativos acerca de si mesma;
  • Sensação de fadiga/letargia;
  • Dificuldades de concentração;
  • Falta de interesse nas atividades do dia-a-dia;
  • Aumento do apetite (com preferência por carboidratos);
  • Alterações no sono;
  • Ansiedade;
  • Tensão;
  • Sensação de estar “à flor da pele”.

O TDPM, assim como a TPM, também apresenta sintomas físicos, como inchaço nas mamas, dores de cabeça, alterações no peso, entre outros. Contudo, o grande diferencial do TDPM para a TPM normal são os sintomas relacionados ao humor, sono, apetite e comportamento.

Como tratar?

O tratamento do TDPM pode ser feito tanto com medicamentos psiquiátricos quanto medicamentos para regulação do ciclo menstrual. Ou, às vezes, os dois combinados.

Dentre os medicamentos prescritos para tratar o TDPM estão os antidepressivos, em especial os ISRS (inibidores seletivos da recaptação de serotonina), que aumentam a disponibilidade da serotonina no cérebro, que por sua vez combate os sintomas depressivos.

Além disso, podem ser prescritos anticoncepcionais, que são medicamentos que impedem a ovulação e, portanto, podem melhorar os sintomas pré-menstruais, levando em conta que interrompe o ciclo. O lado negativo, no entanto, é que mulheres que estão tentando ter filhos não podem usar essa medicação.

Hábitos saudáveis como uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos também podem contribuir para uma melhora dos sintomas do TDPM.

Diagnósticos diferenciais

Os sintomas causados pelo TDPM também podem ser causados por uma série de outros transtornos não relacionados ao ciclo menstrual. É importante que, ao reparar sintomas como os descritos, a mulher fique atenta para ver se eles estão relacionados à menstruação ou não.

Isso quer dizer anotar os dias em que aparecem os sintomas e também os dias em que menstrua. Quando for consultar um médico para falar sobre o problema, é importante disponibilizar essas informações também para evitar um diagnóstico inadequado.

Alguns transtornos e distúrbios físicos que podem causar os mesmos sintomas do TDPM são os transtornos de ansiedade, a depressão, a endometriose (que está relacionada ao sistema reprodutivo) e até mesmo problemas da tireoide.

Existem estudos que mostram que o período pré-menstrual também contribui para um agravamento de algum transtorno psiquiátrico já existente, ou seja, se uma mulher sofre de depressão, é provável que os sintomas dessa depressão se tornem mais intensos durante o período pré-menstrual. Essa informação é importante porque, caso a mulher ainda não saiba que sofre de depressão, é possível que esta seja confundida com o TDPM.

O diagnóstico diferencial é de extrema importância porque o tratamento pode variar de acordo com o quadro que a pessoa apresenta. Por isso, é possível que o médico peça alguns exames antes de iniciar o tratamento do TDPM, justamente para evitar confusões e indicar o tratamento mais adequado para o caso.

Grande parte das mulheres que são gravemente afetadas pela TPM na realidade sofrem com um transtorno disfórico pré-menstrual não diagnosticado. Se você se identificou com os sintomas, não se esqueça de anotar as datas da menstruação, dos sintomas, e entrar em contato com um psiquiatra de confiança!